sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11. 09. 2001


A flashbulb memory is a memory created in great detail during a personally significant event, often a shocking event of national or international importance. These memories are perceived to have a "photographic" quality. The term was coined by Brown and Kulik, who found highly emotional memories (e.g. hearing bad news) were often vividly recalled, even some time after the event.

Wikipedia


Em português, chamamos-lhes memórias cintilantes (Pinto, A. C.).

E vocês, ainda se lembram onde estavam quando tiveram conhecimento da queda das Torres Gémeas?

3 comentários:

D. disse...

Se me lembro...estava no carro a caminho do supermercado e lembro-me de a minha nãe ter posto o rádio mais alto e ter ficado espantadíssima com a notícia que o locutor acabava de transmitir. Na altura não dei grande importância, mas quando cheguei a casa e vi as imagens pensei tratar-se de um filme cheio de efeitos especiais!

Neni disse...

Estava de mochila ás costas para ir para a piscina. O meu pai estava a ver as notícias e eu fiquei tão horrorizada que tive, literalmente, medo de sair de casa!

A mais velha disse...

eu estava com uns amigos a tomar café. a tv estava ligada, mas o som não. e eu: "olha! está a dar um filme a estas horas?!" e não liguei mais... só quando regressei a casa, mais tarde, é que percebi que aquilo que eu me recusara a crer que pudesse ser real, o era, na verdade...