segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dos sufrágios 2009

Se eu mandasse, todas as pessoas que não fossem votar e que não apresentassem uma justificação plausível para tal, sofreriam um agravamento da carga fiscal no ano seguinte. Era remédio santo para resolver o problema das abstenções. Claro que a medida é ridícula, já que exercer o direito de voto deve ser uma questão de consciência e de civismo, e não de coacção, mas com a nossa população tão comodista, não vejo outra forma.
A mim, faz-me confusão que as pessoas deleguem algo tão importante como a escolha dos nossos governantes (a nível nacional e local) nos outros, que se subtraiam a essa responsabilidade. Querem protestar? Nenhuma opção político-partidária vos agrada? Pois votem em branco, votem nulo (esta opção parece-me mais segura que deixar o boletim ir em branco), mas não deixem de votar. Nunca.

3 comentários:

Dina disse...

A abstenção é um tema que me revolta tanto como tu!! É incompreensível! Acho que se deveriam tomar medidas sérias para combater essa falta de consciência cívica! Sejam elas quais forem.

Adriana disse...

Os votos brancos são votos válidos e demonstram mais do que qualquer outra coisa o desagrado do eleitor. Votem!

C*inderela disse...

Condordo contigo. As pessoas não votam mas depois só reclamam. Não há paciência

Bjokas